10 Curiosidades Presentes na História do Basquete
* A primeira partida de basquete feminino foi realizada em 4 de abril de 1896. Neste jogo, as alunas da Universidade de Stanford saíram vencedoras contra as da Universidade da Califórnia.
* O Brasil foi o pioneiro entre os países latino-americanos na prática deste esporte. O basquete estreou por aqui no ano de 1896.
* Nos primórdios do basquete profissional, os jogadores não eram tão altos quanto hoje. Eles ficavam, na média, entre 1,75m e 1,80m. Atualmente, a maioria dos jogadores mede entre 1,95m e 2,05m.
* As primeiras cestas de basquete sem fundo foram criadas em 1892 por Lew Allen, do estado norte-americano de Connecticut. As tabelas foram usadas oficialmente somente em 1895.
* O basquete se tornou esporte olímpico nas Olimpíadas de Berlim (1936). Em homenagem, Naismith, o criador do basquete, lançou ao alto a bola no início da primeira partida olímpica.
* Três jogadores de basquete brasileiros fazem parte do Hall da Fama Naismith Memorial, em Springfield (Estados Unidos). São eles: Hortência, Ubiratan e Oscar Schmidt.
* O Maior
cestinha do basquete brasileiro, o ala Oscar Schmidt disputou 326 partidas pela
seleção brasileira e marcou 7.693 pontos, média de 23,5 por partida.
* Em jogos olímpicos, o predomínio é dos Estados Unidos. Sao 12 medalhas de ouro, contra duas da ex-União Soviética e apenas uma da antiga Iugoslávia.
* O basquete é um dos esportes mais praticados no mundo,
com cerca de 300 milhões de
adeptos. Atualmente, mais de 170 países estão
filiados à Federação Internacional de Basquete Amador
(FIBA),
entidade máxima da modalidade.
* O armador brasileiro Leandrinho, do Phoenix Suns, foi eleito o melhor reserva da temporada 2006-2007 da NBA.
Feito por : Izabel 7ºAnoA
Comentários
Postar um comentário