Origem e História

O basquetebol foi criado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith (1861-1940).
Na época, ele trabalhava na Associação Cristã de Moços de Springfield, Massachusetts, nos Estados Unidos.
James Naismith
James Naismith, o fundador do basquetebol
O esporte surgiu como uma alternativa ao inverno rigoroso da região, em detrimento dos outros praticados ao ar livre como o baseball e o futebol.
Além disso, a ideia original era criar um esporte menos violento que o futebol americano. Aliado à isso, o professor criador pretendia integrar os alunos nas aulas de educação física e estimular a coletividade dos grupos.
O primeiro jogo oficial de basquete foi disputado em 1892, e teve uma plateia aproximada de 200 pessoas. Nesse mesmo ano, as mulheres começaram a praticar essa modalidade. Já a primeira partida feminina ocorreu em 1896.
A modalidade feminina foi inserida pela professora de educação física Senda Berenson.
Foi também em 1896 que o esporte chegou ao Brasil, o qual fora trazido pelo norte-americano Augusto Louis.
Curioso notar que no início o esporte era praticado com uma bola semelhante à de futebol. Somente em 1984 que a bola de basquete, tal qual conhecemos hoje, foi desenvolvida por uma empresa de Massachusetts.
Bola de basquetebol
Bola de basquetebol
No entanto, foi somente mais tarde que ele foi considerado um esporte olímpico. O primeiro jogo de basquete aconteceu nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936, em Berlim.
Esse momento representou uma grande conquista para a disseminação do esporte pelo mundo. Hoje, cerca de 200 países são filiados à FIBA, Federação Internacional de Basquetebol.
Essa organização foi fundada em 1932 e é responsável por organizar os eventos relacionados com o basquete em nível mundial. Atualmente, sua sede está localizada em Genebra, Suíça.
Nome:Laura Perin Mizobuti/série:7ºa/data:27/03

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando Será Que Se Cometem Faltas No Vôlei?

HISTÓRIA DO VÔLEI